Cães podem comer frutas? Veja quais trazem benefícios aos pets

Categoria: Convivência

Autor(a): Total Alimentos | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 19/09/2018 - 08:58

Frutas podem ser muito benéficas aos cães, mas algumas são tóxicas. Fique atento!

iStock/ Dixi_

iStock/ Dixi_

Provavelmente os tutores já pensaram em dar frutas como petisco para os cães, mas é importante lembrar que não são todas as frutas que fazem bem para seu amigo, apenas algumas possuem propriedades benéficas para a dieta dos cães. Outras, inclusive, podem ser tóxicas.

O médico-veterinário da Naturalis, Marcello Machado, explica que em hipótese alguma a alimentação do cachorro pode se basear apenas em frutas, pois cães precisam de uma nutrição balanceada com proteínas de qualidade e fibras em níveis ajustados.

As rações com frutas que existem no mercado também podem ser uma ótima opção para cães que não sentem atração pela ração comum, pois a ração com frutas possui odor diferenciado e mais atrativo para o olfato canino.

 

iStock/design56

“A maçã e o mamão, por exemplo, são poderosos aliados para manter o cão sempre bem-alimentado e saudável”, indica o profissional.

O médico veterinário da Naturalis apontou os benefícios da maçã e do mamão para os cães, confira:

Maçã para cachorro – contém vitaminas B, C e E, rica em probióticos e é uma ótima fonte de fibras para favorecer a função intestinal, possui baixo valor calórico e contribui para manter a imunidade alta e regula a glicemia dos pets. Mas cuidado: as sementes da maçã são tóxicas para os pets e, portanto, não devem ser oferecidas.

Mamão para cachorro – assim como a maçã, é fonte de fibras e possui um sabor que agrada muito os cães. Ajuda a melhorar a digestão e possui vitaminas A e C, cálcio e potássio.

 

Confira também os benefícios dos legumes para os cães.