Obediência duplamente exemplar

Categoria: Raças & Expos

Autor(a): Fabio Bense | Colaborador(es): Jornalismo TopCo | Cidade: Campinas | 04/12/2018 - 15:18

Adestramento

Foto: Maatwerk Fotografie

Foto: Maatwerk Fotografie

Na foto, a dupla brasileira formada pelo adestrador Marcos Rangel e o Pastor Alemão Comary Prinz durante o 28º FCI – IPO World Championship 2018, realizado na Itália, de 12 a 16 de setembro. 

 

Competindo pela edição anterior do evento, eles já haviam se consagrado a primeira dupla nacional a obter o conceito excelente na seção de obediência da competição. Este ano, não só receberam novamente a mesma qualificação em obediência como melhoraram o desempenho: no ano passado acumularam 96 pontos; desta vez, 97.

 

A pontuação máxima em obediência é de 100 pontos e o conceito excelente em uma seção é dado quando o cão obtém a partir de 96 pontos. “Este ano ele foi concedido a apenas oito duplas: duas com 98, duas com 97 e quatro com 96”, diz o adestrador Marcos.

 

Ele e Prinz também somaram 92 pontos na seção de proteção. Na de faro, as condições difíceis impostas pelo calor causaram muitas notas baixas e abandonos de pista: ainda assim, a dupla brasileira foi bravamente até o final e obteve 81 pontos. “A temperatura variou de 27 a 31 graus e, quando está muito quente, o terreno fica seco, o que dificulta o faro de rastreio”, conta Marcos. No total, ele e Prinz conseguiram 270 pontos e ficaram na 34ª posição, entre 150 cães, na frente das duplas que representaram países cujo adestramento é uma atividade de grande tradição, caso da Bélgica, da França e da Holanda.