Basenji

Categoria: Raças & Expos

Autor(a): Fabio Bense | Colaborador(es): Jornalismo TopCo | Cidade: Campinas | 03/01/2019 - 17:53

Despedida em grande evento

Foto: Alex Design

Foto: Alex Design

Uma das maiores exposições da cinofilia mundial, o Euro Dog Show foi realizado em 2018 de 11 a 14 de outubro na Polônia e marcou a despedida das pistas de Bupe Itapuca, Basenji brasileiro que mais conquistou primeiro lugar de Best in Shows da história da raça em nosso país. “Considerando todas as classes em que competiu – inicial, filhote, jovem, adulto e veterano – e exposições gerais e especializadas, foram mais de 50 deles, sendo 39 obtidas em nosso país e o resto na Europa oriental, onde a Bupe vive e compete desde 2014”, afirma Savio Steele, de Maricá, RJ. Ele é o proprietário do canil Itapuca, onde a cadela nasceu, há 9 anos.

 

Bupe encerrou a carreira com chave de ouro, obtendo no grande evento os prêmios de Best Veteran in Show - I place (ou seja, melhor cão da classe veterano dos grupos julgados no dia: no caso, o 5 – o das raças primitivas como o Basenji – e o 9 – os de companhia) e Veteran Best in Show - III place (foi o terceiro melhor cão da classe veterano de todo o evento). Dois meses antes, a cachorra já havia se consagrado campeã mundial veterana na Exposição Mundial da Federação Cinológica Internacional. 

 

Ao longo da sua vida e carreira, Bupe demonstrou paixão por duas pessoas em especial: o handler Claudio Cruz e Savio. “Mesmo hoje, permaneço conversando com ela com voz de bebê e fazendo carinho em seu pescoço, situação que, desde jovem, pode durar horas”, finaliza Savio Steele.