Aceito pela FCI

Categoria: Raças & Expos

Autor(a): Fabio Bense | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co | Cidade: Campinas/SP | 07/03/2019 - 11:20

Cinofilia

Foto: Arquivo de Gioacchino De Sanctis

Foto: Arquivo de Gioacchino De Sanctis

Em 2018, o Segugio Maremmano foi admitido pela Federação Cinológica Internacional (FCI). “Esse reconhecimento é algo importantíssimo para nossa raça”, conta Gioacchino De Sanctis, do canil Monte La Guardia, da Itália. “Nós, criadores, sempre dedicamos tempo e atenção na seleção dos acasalamentos e colhemos hoje um belo sentimento de satisfação”, completa ele. 

 

O Segugio Maremmano descende de uma população de cães de caça presente na Itália em Maremma, uma vasta área geográfica entre as regiões da Toscana e Lácio. As primeiras notícias de sua existência datam do fim do século 19, mas foi principalmente a partir dos anos 1930 que ele conquistou os caçadores locais, impressionados pela sua grande paixão pela caça de javalis. Hoje a raça é uma das mais populares na Itália: no ano passado, a entidade máxima do segmento no país, o Ente Nazionale della Cinofilia Italiana, emitiu 5.537 registros de nascimento.

 

Idealmente, o Segugio Maremano pesa de 13 a 23 kg e mede de 46 a 54 cm. A pelagem pode ser curta (de 1 a 1,5 cm) ou áspera e ligeiramente longa (de 3 a 4 cm), e sua cor mais comum é o tigrado, mas há também o fulvo (claro ou escuro) e o preto com castanho, todas com ou sem marcas brancas. Parte dos exemplares da raça é desprovida de cauda ou a apresenta em tamanho reduzido. Mais informações: www.segugiomaremmano.org