Border Collie Jacó é morto antes de atuar na Crufts

Categoria: Na íntegra

Autor(a): Gabriela Giaculi e Samia Malas | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co | Cidade: Campinas/SP | 25/03/2019 - 17:14

Homenagem

Foto: Reprodução Instagram @Cão Gentil

Foto: Reprodução Instagram @Cão Gentil

Uma tragédia acabou com o sonho e expectativas da equipe de adestramento Cão Gentil, liderada por Vladinir Maciel, de Fortaleza: a morte trágica de Jacó, o Border Collie que seria o primeiro cão brasileiro a competir na modalidade Freestyle (dança com cães) do Crufts, maior exposição de cães da Europa, realizada entre os dias 7 e 10 de março na Inglaterra, conforme noticiado na última edição da revista Cães & Cia (fevereiro, número 476). Segundo Vladinir divulgou em suas redes sociais, Jacó foi atropelado propositalmente por um condutor na praia Porto das Dunas, onde morava. Após o ocorrido, Vladinir começou um movimento nas redes sociais: Cachorro na praia sim! Carro na praia não, utilizando a hashtag #justiçapelojaco, além de uma série de eventos como caminhada e, claro, marcando presença no evento canino que estavam inscritos. No dia 8 de março, Vladinir e sua equipe comentaram no Crufts sobre a coreografia que ele e sua equipe tinham preparado para Jacó se apresentar. 

 

Mini currículo

Jacó quando filhote tinha muita energia, não ficava parado de jeito nenhum. Sua primeira participação na televisão foi no canal SBT, no quadro TV Animal, quando tinha apenas 4 meses.  

 

 

 

Fotos: Arquivo Cão Gentil

Alguns dos truques de Jacó, um dos cães mais inteligentes do Brasil 


 

A inteligência de Jacó sempre chamou muita atenção. Aprendeu a fazer xixi no vaso sanitário, fechar a tampa e dar a descarga, truque que abriu muitas portas, como para participar do Domingão do Faustão por três vezes, no quadro "Se vira nos 30", que venceu uma vez. 

 

 

 

Foto: Reprodução Instagram @Cão Gentil

Equipe brasileira de Freestyle que estava trabalhando para que Jacó representasse o Brasil no Crufts 2019



 

Com 3 anos, Jacó foi convidado a participar do Super Dogs, maior show de cães do mundo. A primeira participação foi em Indianápolis, em 2012, quando iniciou no mundo do Freestyle. No Brasil, Jacó participou do filme "Mato sem cachorro", com Bruno Gagliasso, Leandra Leal e Danilo Gentili, e de "Homens com cheiro de flor". Fez inúmeros comerciais e teve participação no clipe "Meu violão e o nosso cachorro", de Simone e Simaria.