Coprofagia em cadela

Pergunta:
Minha Biewer de 1 ano ingere fezes. Trocamos a ração dela, paramos de dar petiscos e até demos remédio (Copro Vet) mas nada funcionou. Ela só tem esse comportamento dentro de casa. Nunca comeu em outro lugar. Será uma doença ou só algo temperamental?

Resposta:

Flávia Lopes: Olá Letícia, provavelmente a coprofagia dela é comportamental, pois se fosse fisiológica já teria sido resolvida com as medidas tomadas.

Existem vários motivos que levam o cachorro a comer o cocô. É frequente ele começar a comer o cocô dentro de casa para esconder do dono com medo de levar bronca; um dos erros que os donos cometem é brigar com o cachorro por ter feito o cocô no lugar errado sem antes tê-lo ensinado a fazer no lugar certo.

Como consequência, o cachorro relaciona a briga pelo fato de ter feito cocô e não por ter feito no lugar errado. E um jeito de limpar a bagunça e não chatear seu dono é comendo. Nesse caso, leve-a para passear e toda vez que ela fizer cocô recompense com um petisco e festinha.

Em casa, se tiver um cocô no lugar errado, simplesmente ignore e aja normalmente com ela. Cocô no lugar certo sempre deve ser recompensado com algum agrado. Brigas somente depois que ela já souber o lugar certo de fazer cocô, ou seja, quando ela estiver acertando por volta de umas três semanas. Desse modo, ela começará a ver que não tem problema ter cocô desde que seja no lugar certo.

Uma das maneiras de os cães aprenderem é imitando o dono. Assim, não deixe sua cachorrinha te ver limpando o cocô porque ela pode querer te imitar e querer limpar a casa do jeito dela, nesse caso comendo a sujeira.

Outra atitude que ajuda é monitorar os horários fisiológicos dela, para limpar o local assim que ela fizer o cocô, não dando chance de comê-lo. Programe a alimentação da sua cachorrinha em horários estratégicos para que seja fácil vê-la fazendo o cocô e recompensá-la bem nesse momento.

Caso os sintomas continuem, sugiro que procure um adestrador na sua região para diagnosticar com precisão o que está desencadeando esse comportamento.

Flávia Lopes, adestradora da LordCão de União da Vitória, PR / Tel.: (42) 9 9854-0836

Veterinário: Médico Veterinário
Data: 2018-09-06