O que o seu cão te diria se pudesse?

Imagem de Gundula Vogel por Pixabay
Veja se você está agindo da forma mais adequada para o seu cão em algumas situações comuns do dia a dia 

A domesticação canina teve início há quase 40 milhões de anos. Com tanto tempo convivendo juntos, cão e Homem aprenderam a se comunicar de diversas maneiras. A Ciência já estudou e explicou muitas delas, como o fato de cães conseguirem perceber quando há algo errado com sua família, como quando o tutor fica doente. Pela mudança de tom de voz do tutor e pelo olfato, os pets percebem que há algo errado. Mudanças de humor do tutor também são perceptíveis aos cães, bem como sinais que expressamos com o nosso corpo. Mas e nós? O quanto sabemos sobre o que os cães querem e necessitam? A seguir, a comportamentalista canina Laís Cauner nos ajuda a desvendar o que os cães (se pudessem) diriam a seus tutores em algumas situações corriqueiras do dia a dia. O que o seu cão te diria

  1. Não faça carinho enquanto eu me alimento

Geralmente, são as crianças que gostam de perturbar os pets nas horas mais inoportunas. Afinal, pets e crianças na mesma casa podem ser a felicidade de uma família, mas é preciso ter alguns cuidados extras para que o cão consiga ter seus momentos de relaxamento. 

A hora da alimentação canina, prática inevitável e diária, é um dos momentos em que os pais precisam orientar as crianças pequenas a não fazer contato invasivo com os pets. É imprescindível que, nessa hora, o animal tenha sua individualidade preservada, ou seja, seu momento de alimentação pacífica e com pouca distração ou estresse. Isso porque alguns cães filhotes e adultos podem reivindicar instintivamente um recurso específico – como o alimento – e protegê-lo. Quando há cães e crianças em casa, o trabalho da família é dobrado para ensinar o obediência básica, como sentar, ficar, deitar, soltar e tolerar aproximações. Uma dica é educar a criança para que ela interaja com o cão buscando o que chamamos de “troca obediente”. Após o cão sentar, ela pode acariciá-lo, por exemplo.

Seja bem-vindo(a) leitor(a)!
Ainda não é assinante?

Assine agora e tenha acesso ilimitado a todas as materias de todas as edições da revista Medicina Veterinária em Foco!

Assinar


Clique aqui e adquira já a edição 491 da Cães & Cia!