Raça rara – Aceitação nacional

As colorações aceitas para a raça são a canela (que pode variar de clara ao canela vivo) e branca (e suas variantes prateada, mate e marfim) – Foto: Arquivo do Club Nacional del Podenco Andaluz

Foi no ano de 2020 que a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) reconheceu o Podengo Andaluz, cão de caça espanhol. Ele foi incorporado no grupo 11 da entidade, específico para raças ainda não admitidas pela Federação Cinológica Internacional. O pedido para a sua aceitação foi dado pelo Kennel Clube de Joinville, mediante solicitação de Valdemar Bento, do canil Perros de Caça. “Eu comprei um casal, mas já os vendi: tive que me desfazer deles, pois viajarei para a Holanda”, diz Valdemar, que lamenta o fato de ter perdido o contato do atual dono do macho e de a fêmea ter morrido. 

O Podengo Andaluz é uma das raças mais antigas do mundo. Ele descende de podengos egípcios do tempo dos faraós, levados à Península Ibérica há muitos séculos. A primeira entidade cinófila a reconhecê-lo foi a Real Sociedad Canina de España, em 1992.


Por: Fabio Bense


Clique aqui e adquirá já a edição 490 da Cães & Cia!