CÃES QUE FAZEM XIXI NA CAMINHA….

Cachorros evitam fazer suas necessidades perto de onde comem e dormem, no entanto, em alguns casos isso pode acontecer. Como no caso da Anita, cachorrinha da Agda.

Pergunta:

Adotei a Dachshund Anita, de 1 ano e 3 meses, já adulta. Ela está fazendo xixi na caminha onde dorme e que compartilha com outra Dachshund, a Madona, da mesma idade que ela, e com a Shar Pei Belinha, de 12 anos. O que pode ser?

Resposta:

Olá, Agda. Normalmente os cães não gostam de fazer as necessidades perto de onde comem ou dormem. Mesmo assim, é possível que a Anita se alivie na própria caminha por motivos como o xixi ser absorvido pela forração e ela desconhecer o lugar apropriado para fazer as necessidades.

Antes de tudo convém se assegurar de que a Anita não está com incontinência urinária por motivos como medo, ansiedade ou algum mal fisiológico. Uma consulta ao veterinário poderá verificar isso. Descartada essa possibilidade, a sugestão é ensinar a Anita a fazer as necessidades no lugar certo. Para tanto, substitua a caminha dela por outra forrada com tecido impermeável e facilite ao máximo o uso do banheiro certo.

Uma maneira de fazer isso é forrar com vários tapetinhos higiênicos ou folhas de jornal o ambiente no lado oposto ao local onde estão a caminha e os potes da Anita. Nesse caso, você pode deixá-la naquele cômodo, mas ficando de olho nela de modo a recompensá-la com carinho e petisco sempre que ela fizer as necessidades sobre a forração. O objetivo é vê-la se aliviar sobre a forração e recompensá-la imediatamente.

Caso a Anita erre o local, não dê bronca, pois deixar de fazer xixi na sua presença tornará difícil premiá-la no momento exato do acerto, o que prejudicará muito o treino.

Existe também a possiblidade de levar a Anita até o local certo de hora em hora, bem como logo depois que ela comeu ou bebeu, deixando-a sobre a forração por alguns minutos. Nesse caso, pode-se colocar alguns tapetes higiênicos ou folhas de jornal em cômodo diferente daquele da caminha e comida da Anita.

Quando ela estiver utilizando regularmente a área forrada para se aliviar, reduza a forração gradativamente até ficar com apenas um tapetinho higiênico ou uma folha de jornal.

Ambas as maneiras acostumarão a Anita, com amor, a usar o banheirinho dela.

Viviane Azevedo
da equipe Tudo de Cão.

Veterinário: Médico Veterinário
Data: 2016-11-04