Adotei o meu SRD de 5 anos há pouco mais de um mês, depois de ter sido avisada de que ele não se dá bem com outros cães. De fato, durante os passeios começa a chorar e rosnar ao ver outro cão. Há jeito de reverter esse comportamento?

Olá, Júlia. O comportamento pode ser controlado, sim. Primeiro, cada vez que você sair com o cão, coloque nele uma coleira de pescoço (exige menos força para a condução) e use uma guia de 1,5 ou 1,8 metro. Sempre que o seu cão ficar em alerta ao ver outro cão, encarando-o com as orelhas erguidas, dê um puxão na guia com firmeza, alivie a pressão de imediato (puxe e solte) e continue andando. Essa puxada simula a mordida dada pela cadela em seu filhote para corrigi-lo quando ele fez algo errado. Se o cão choramingar, rosnar ou latir, continue a dar puxões até ele silenciar e, se for preciso, acelere o passo. Assim que o seu cão desistir do confronto, recompense-o com carinho ou petisco.

Se a correção com a guia não funcionar, você pode usar spray d’água configurado para produzir jato (stream). O princípio é o mesmo. Assim que o seu cão entrar em alerta, lance na boca dele um jato d’água gelado para causar desconforto. Quando ele deixar de estar focado no outro cão, recompense-o com carinho ou petisco. Quanto mais o comportamento certo for premiado, mais o cão se esforçará para ganhar recompensas e menos encarará outros cães. 

A ideia é evoluir o treino até o seu cão aprender a ignorar os outros cães, já que dos olhares vêm os rosnados e dos rosnados nasce a briga. Geralmente, cães mais velhos têm hábitos formados há tempo, o que aumenta a demora para o resultado aparecer. O importante é continuar fazendo os passeios regularmente e aplicar as correções sempre que for necessário, até que o esforço tenha valido a pena.

 

Flávia Lopes, adestradora da LordCão de União da Vitória, PR. E-mail: flavia.lopes@lordcao.com