Beagle: muito mais que um cão cheio de energia

O Beagle é bastante apreciado por sua beleza. E não é para menos. Sua expressão meiga conferida por olhos redondos e relativamente grandes é irresistível. Quanto à sua energia, como caçador de lebres ele foi desenvolvido para perseguir velozes presas, portanto, é atlético e está sempre pronto para uma brincadeira ou passeio.

“O Beagle é um cão sem igual. A aparência agradável é apenas uma pequena parte do grande cão que ele é”, descreve Gérson Santanna, de Guaíba, RS, que cria Beagles há 10 anos pelo canil São Tomé e foi o primeiro do ranking da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) de 2016. “A raça é encantadora pelo grande carisma e ótimo astral”, acrescenta.

Assim como ele, a médica-veterinária Marília Russi de Carvalho, do canil Sema Beagles & Corgis, de Vargem Grande Paulista, SP, é outra apaixonada pela raça, que cria desde 1977. “O que atrai as pessoas no Beagle, além do temperamento sempre alegre, é o fato de ser um cão de fácil tratamento”, aponta a criadora.

Assim, além do tamanho enxuto, que não ultrapassa os 40 cm de cernelha, Marília cita o pelo curto, que não precisa de nada além de banhos mensais, e a resistência da raça a doenças como outros atributos desse cão. “Ele não tem tendência a doenças que causam mau cheiro, como oleosidade na pele, otites ou infecções bucais. Adapta-se bem a lugares frios e quentes. Não costuma ter mudança de humor, pelo contrário, é bastante estável. E ainda é lindo!”, lista.

Saiba mais adquirindo a edição 463 da revista Cães & Cia.