Cachorro brasileiro é destaque em Condor de Oro

O best in show do Circuito Internacional Canino Condor de Oro 2017 foi o cachorro Pug Anjos Itaú, de 2 anos. Seus criadores são Ann Joe Sampaio e Anna Maria Dalle Rose, do canil Anjos, do Brasil. Já seu proprietário, David Alcons, é da Bolívia. O evento foi realizado lá, de 11 a 13 de agosto, em Cochabamba.O circuito é composto por quatro exposições de cachorro que funcionam como prévias da disputa final, o Condor de Oro propriamente dito. Só participam desta última o cão eleito melhor em sua raça em pelo menos duas das exposições anteriores.

O Condor de Oro foi idealizado há dez anos por um juiz cinófilo brasileiro, César Moscoso, em parceria com a então diretoria de Cochabamba do Kennel Clube Boliviano. “Ministrei um curso sobre estrutura e dinâmica de cães nos dois dias anteriores à competição na edição deste ano”, diz César.

Ela contou também com a presença do presidente da Federação Cinológica Internacional, o porto-riquenho Rafael de Santiago, como um de seus cinco árbitros e com a concessão do título de campeão intercontinental ao exemplar eleito melhor de sua raça por pelo menos três vezes. A partir de então esse prêmio será dado nas exposições na Bolívia com juízes de vários continentes.

O evento também se destaca por ser o único do segmento a conceder o título de campeão andino.