Cartilha aborda cuidado com animais em áreas urbanas

 

Quantas vezes não ouvimos falar que o sacrifício de cães e gatos pode ser a solução para o controle dos animais de rua? É para combater esse e outros tipos de absurdo que a cartilha Manejo humanitário e efetivo de cães e gatos foi lançada pelo Ministério Público de Minas Gerais em parceria com a ONG Proteção Animal Mundial.

O material tem como objetivo levar informações, em especial para os magistrados e gestores públicos, mas também ao grande público, sobre como lidar com inúmeros desafios do convívio entre humanos e animais em áreas urbanas.

Segundo Rosangela Ribeiro Gebara, gerente de programas veterinários da Proteção Animal Mundial, a iniciativa surge diante de uma demanda crescente por medidas mais efetivas e humanitárias na resolução de problemas que vão desde os mais simples, como ruídos e dejetos, até os mais complexos, como atropelamentos, abandono de animais e outras situações de violência.

Assim, no conteúdo, você encontra informações de como manejar a população de animais de rua, fazer um controle reprodutivo e de zoonoses mais efetivo, e temas como guarda responsável, identificação e registro, acolhimento temporário e cães comunitários.

O projeto começou a ser produzido em meados de 2016 e usou como base dados, estudos e orientações profissionais. Acesse na íntegra: https://goo.gl/DHEHzK