Chega de estresse na Copa! Seu pet pode curtir os jogos ao seu lado

Com a chegada das fases finais da Copa do Mundo, com o Brasil e outras seleções participando, os brasileiros começam a organizar a torcida para assistirem aos jogos: vestem verde-amarelo, combinam de assistir aos jogos reunidos, decoram suas casas e as ruas e preparam seus apitos e cornetas para fazer muito barulho. E, é claro que o animal de estimação acaba não ficando de fora de toda essa movimentação.Sabemos que qualquer momento fica sempre mais especial tendo a companhia dos nossos cães e gatos. Mas, será que eles estão preparados para enfrentar a agitação da Copa do Mundo? O seu bem-estar está sendo considerado?

É preciso tomar algumas precauções e cuidados com o pet para que ele não sinta medo, fique ansioso ou estressado com o barulho dos fogos de artifício e cornetas, e movimentações das pessoas durante este período. Soma-se a isso o risco latente de fugas e acidentes como atropelamentos durante as comemorações, já que a mobilização em torno dos jogos é gigante e muito atípica para os cães e gatos.

“Para evitar que o pet fique assustado com o barulho natural das comemorações, por exemplo, o ideal é acostumá-lo previamente. Devemos promover uma atividade prazerosa para eles, como brincadeiras, e gradualmente expor o animal a estímulos barulhentos. Nas primeiras vezes em que o pet apresentar sinais de medo, tente associar o momento a algo positivo, oferecendo a ele um petisco ou seu brinquedo preferido como forma de carinho.”, explica Flavia Rossi, médica-veterinária da Mars Petcare.

As dicas a seguir vão preservar o bem-estar e a saúde do pet para que ele também participe da busca pelo Hexa junto de sua família humana.

  1. Mantenha os pets em um local seguro e acolhedor
Para evitar o desconforto e agitação do animal durante o momento de chegada e saída de pessoas em sua casa, procure um espaço confortável e mais isolado para que ele se sinta seguro, evitando a ansiedade e fugas. Para que o pet não se sinta deslocado, importante que o espaço escolhido seja familiar e que sua caminha, recipiente de água e alimento estejam lá.
  1. Cuidado com a comida dos convidados
Embora o clima seja de descontração e animação, lembre seus convidados que compartilhar comida de humanos com o pet pode ter consequências graves. Alguns alimentos são tóxicos para eles, incluindo cebola, uva, alho, álcool, chocolate, abacate, entre outros. Por isso, cuide para que o pet não tenha acesso aos quitutes da festa e, caso ele consiga roubar algum, o recomendado é procurar sempre um médico-veterinário. Para integrá-lo às comemorações, a recomendação é oferecer a ele um petisco próprio para pets.
  1. Cuidado com o barulho
A audição dos animais é mais sensível que a nossa. Por esse motivo, barulhos altos tendem a causar medo e assustá-los.  A dica é deixar o pet em um local familiar, com som ambiente como, por exemplo, TV ou rádio ligados em volumes apropriados. Isso reduz o estresse e mascara o barulho.
  1. Mantenha seu pet longe da sujeira da festa
É importante prestar atenção a objetos que o pet pode engolir. Copos plásticos, guardanapos e toda a sujeira da festa devem ser sempre jogados no lixo para que o animal de estimação venha a engolir algo, o que gera um problema sério.
  1. A ajuda dos convidados é sempre bem-vinda
Pedir para que seus convidados ajudem a acalmar o pet ou até mesmo brinquem com ele faz com que o animal se distraia e não se estresse tanto com o evento. Além disso, ele irá se familiarizar mais rapidamente com o ambiente.
  1. Fim da festa
Ao terminar a festa certifique-se que o pet está em casa e não escapou durante a despedida dos convidados. A agitação da saída das pessoas pode confundir o pet e, caso ele esteja estressado, ser a oportunidade perfeita para uma fuga. Fique sempre atento!Curtindo com o pet
Se a ideia é chamar os amigos e a família para assistir aos jogos e fazer um churrasco, ou oferecer petiscos, seu pet também pode curtir esse momento se você se lembrar de oferecer a ele um agrado diferente, tem sempre um petisco ideal para cada ocasião. O mercado oferece diversas opções de petiscos, que podem ser oferecidos ao cão como forma de carinho e recompensa quando o pet se comporta bem e aparenta tranquilidade mesmo durante a agitação dos jogos e o barulho da torcida. Mas, vale sempre estar atento a tabela nutricional de cada petisco para que o consumo de calorias respeite a necessidade diária do pet evitando, assim, o sobrepeso.Assine já a sua Cães & Cia e aprenda a cuidar melhor do seu pet.