Como fazer cadelas se darem bem


Pergunta:

Depois de duas das minhas três cadelas terem morrido, adotei mais uma de 2 anos para fazer companhia à remanescente. Entretanto, a veterana rosna toda vez que a recém-adotada chega perto para brincar. Como fazer para que as duas se deem bem?

Resposta:

Oi, Franciele. Parece que a cadela mais velha não está gostando da maneira como a recém-adotada quer interagir com ela. Por desconhecermos o temperamento das duas ou se foram socializadas adequadamente e o grau de energia delas, vamos partir do pressuposto que a disposição da mais nova para brincar está perturbando a mais velha.
Uma possibilidade para deixar a cadela nova mais tranquila é cansá-la mais. Isso pode ser conseguido com sessões de brincadeiras como pegar bolinha, com caminhadas ou fazendo-a brincar com cães com pique semelhante ao dela (talvez o filhote que você tem possa ser a solução).
Em paralelo, quando a cadela mais velha e a de 2 anos estiverem juntas e bem-comportadas, premie as duas com petiscos. O objetivo é que a presença da outra seja associada com algo bom. Sessões de brincadeiras, de treinos como o “senta” ou “dá a pata” ou de outras atividades das quais elas gostem, recompensadas com prêmios por bom comportamento, ajudarão a reforçar o clima de harmonia.
Ao mesmo tempo, sempre que a cadela recém-adotada passar dos limites nas brincadeiras, retire-a do ambiente antes que a mais velha rosne (é importante que seja antes, caso contrário a cadela mais velha pode começar a associar que quando ela rosna, a recém-chegada vai embora).
Adote também como linha de ação promover a maior socialização possível dos seus cães com os demais membros das espécies. Desse modo, eles irão conhecendo as regras da boa etiqueta canina, o que é importante na convivência em grupo e nas interações com cães durante os passeios.
Quanto ao filhote que cava quando vai brincar com a cadela recém-adotada, é importante saber em qual ambiente isso acontece e quais são os gatilhos para ele começar a cavar. Sem ter essas informações, é possível dar uma sugestão básica. Deixe os dois cães cansados e leve-os para o local onde o filhote costuma cavar, preparado com diversos brinquedos e opções para eles se distraírem. Fique de olho e, sempre que o filhote começar a cavar, retire-o do local.

Marcelo Eckmann, adestrador da equipe Tudo de Cão.

Veterinário: Consultóres Técnicos
Data: 2016-07-04