Disco canino: como usar (e fazer um)

A maioria dos cães adora perseguir objetos como bolinhas e bastões. Mas correr atrás de um disco voando e agarrá-lo no ar costuma ser algo bem mais excitante, principalmente para os cães mais ativos. Essa é, portanto, uma excelente maneira de interagir com eles e de ajudá-los a queimar energia.

O esporte de arremessar disco para o cão, bem conhecido na Europa e nos Estados Unidos, chamado também de frisbee canino, chegou ao Brasil no começo dos anos 2000. A maneira mais conhecida de fazer os arremessos é a praticada no “toss and fetch”, ou seja, no “joga e traz”.

Nessa alternativa, nos campeonatos profissionais, dono e cão, o primeiro com um disco na mão, se posicionam atrás de uma linha. Ao sinal do juiz, o dono tem dois minutos para fazer o maior número possível de arremessos, todos em percurso reto, o mais longe possível (a distância costuma variar de 10 a 30 metros). Cabe ao cão perseguir o disco, pegá-lo no ar e trazê-lo de volta. Fora dos campeonatos, o disco canino ocupa espaço crescente. Pode-se vê-lo na televisão, em filmes, em comerciais, além de, é claro, nos parques da cidade.

Treinos
Antes de treinar com o cão, procure se familiarizar com o disco. Arremessos em alvos fixos ou para outra pessoa são excelentes formas de praticar. Depois de ter um bom domínio dos arremessos, ensine o cão a agarrar o disco no ar. Mostre o disco para ele com alegria,  e estimule-o a pegar da sua mão. Sempre que ele pegar, recompense-o com bastante carinho. Repita até o cão ter adquirido uma pegada firme.

Em seguida, treine com a sua mão em movimento. Para tanto, corra em linha reta com o disco na altura da boca do cão, estimulando-o a abocanhá-lo. A etapa seguinte é fazer arremessos curtos. O disco deve flutuar no ar um pouco mais longe de onde o cão está.

Nunca o jogue em direção ao cão, o que poderia assustá-lo. Repita, mantendo a distância dos arremessos até o cão pegar sempre o disco antes que chegue ao chão. Depois, é só aumentar gradualmente a distância.

Disco apropriado
A escolha de um disco canino exige cautela. Precisa ser inquebrável, de material leve, macio e flexível, com a borda arredondada. Atenção: discos usados em esportes humanos não devem ser utilizados com cães – podem machucar seriamente a boca deles.

Faça em casa
Há discos caninos à venda em alguns pet shops e pela internet, parte deles nacionais. Mas você pode testar a vocação do seu cão para este esporte confeccionando seu próprio disco, com tecido e mangueira.
Para montá-lo, coloque um pedaço de tecido redondo sobre outro de formato idêntico (veja quadro). Junte os dois, costurando-os com agulha e linha ou com máquina de costura. Deixe um mínimo de margem a partir da costura, cerca de meio centímetro. E costure até faltar aproximadamente 10 cm para completar o serviço. Por essa fresta, puxe todo o tecido de modo a virar a peça do avesso. Com isso, os 0,5 cm de tecido ao redor da borda ficarão embutidos na parte interna do disco, o que dá acabamento melhor ao disco e torna mais agradável a pegada por parte do cão.

Montagem

O próximo passo é unir as pontas da mangueira para formar o anel que dará estrutura ao disco. Junte-as com fita adesiva. O anel resultante terá diâmetro semelhante ao do invólucro. Para enfiá-lo no interior do invólucro, passe-o cuidadosamente pela fresta de 10 cm e ajeite-o bem: o tecido deverá ficar esticado.

Para um perfeito acabamento, costure a fresta de 10 cm com as pontas do tecido para dentro, mantendo os 0,5 cm de margem alinhados à costura feita anteriormente. Pronto! O disco já pode ser usado. Mas lembre-se: nunca o deixe com o cão sem supervisão nem o jogue em superfícies irregulares ou escorregadias. Mais informações: www.discocanino.com.br

Para fazer o disco

  • Dois pedaços de tecido redondo, com 22 cm de diâmetro cada um;
  • Um pedaço de mangueira de plástico ou borracha, com 70 cm de comprimento;
  • Fita adesiva;
  • Linha e agulha ou máquina de costura.

André Barreto treina cães há 12 anos e é um dos pioneiros na prática de disco canino no Brasil.

www.andrebarreto.com