E se o filhote nascer verde?

Se um dia, no meio de uma ninhada aparecer um filhote esverdeado, e assim permanecer mesmo depois de bem lavado e enxugado, não se assuste, caro leitor! O fato é raro, mas acontece.
Um registro que ficou muito famoso na internet vem da Espanha, do canil de cães de caça Rehala Los Basares, em Laguna de Duerdo. Entre sete recém-nascidos, dois eram esverdeados, menores e mais fracos que os demais. Um deles sobreviveu e foi chamado de Trébol.
O veterinário Daniel Valverde Fernández, que acompanhou o caso, explica: “O líquido que envolve os fetos durante a gestação contém biliverdina, pigmento que dá cor verde à bile e que normalmente é eliminado nas fezes, mas, às vezes, ocorre infecção na mãe e um ou mais filhotes são afetados, nascendo com a pele e os pelos pigmentados.” A intoxicação costuma diminuir aos poucos e, em cerca de duas semanas, a cor da pelagem já é a natural. Há relatos de casos semelhantes acontecidos em 2010, em Mairinque, SP, e em 2012, em Lancashire, no Reino Unido, ambos em ninhadas de Labrador. Vídeo sobre o caso espanhol: goo.gl/iyeKoq

No Brasil, em 2010, um filhote de Labrador nasceu esverdeado em Mairinque-SP

Amanda CÛllo / Jornal da Economia