Collie, Pastor Australiano, Border Collie e Boiadeiro Australiano em apartamento


Pergunta:

Entre Collie, Pastor Australiano (Australian Shepperd), Border Collie e Boiadeiro Australiano (Australian Cattle Dog), qual raça pode se adaptar melhor a apartamento grande?

Resposta:

Olá! Em primeiro lugar, parabéns por pesquisar as raças antes de adquirir um filhote. Saber mais sobre elas, para identificar aquela que mais se adequa ao seu estilo de vida, faz toda a diferença.

Quanto mais energia o cão tiver, mais será preciso passear fora de casa com ele. Entre as raças que você citou, normalmente Border Collie é a que tem mais energia. O Australian Cattle Dog é mais ativo que o Pastor Australiano, o qual, por sua vez, tem mais energia que o Collie.

Recomendo o Border Collie apenas para quem realmente precisa da raça. Por exemplo, o fazendeiro que quer um cão para pastoreio ou para competir em agility de alto nível. A raça precisa muito mais do que andar duas ou três horas por dia. Sem satisfazer essa necessidade básica, é comum que apareçam sérios problemas de comportamento. É uma raça com exigências excessivas para quem busca apenas um cão de companhia.

O Australian Cattle Dog, dependendo do exemplar, pode se assemelhar ao Border Collie quanto a precisar de atividade. Eu também o indico apenas para quem precisa ter um Australian Cattle Dog. É o caso do fazendeiro que busca um cão para trabalhar com pastoreio.

Satisfazer as necessidades de exercício do Pastor Australiano é muito mais fácil. Considero-o adequado para quem pratica corridas ou caminhadas diárias.

Dos quatro, o que menos exige do dono em relação à atividade física é o Collie. Apesar de ser ativo, normalmente não demanda tanta atividade física quanto os demais. Caminhadas diárias de uma hora já fazem enorme diferença na vida do cão. No entanto, entre as quatro raças o Collie é a que mais exige cuidados com o pelo e pode latir bastante se o ambiente for estimulante.

Leonardo Ogata, da empresa de adestramento Tudo de Cão

(www.tudodecao.com.br)

Veterinário: Consultóres Técnicos
Data: 2016-01-20