Exótico: um apaixonante felino de companhia

Dono de feições marcantes, o gato Exótico está conquistando o posto de queridinho entre os felinos no mundo todo, ultrapassando, inclusive, o Persa, que já ocupou por muito tempo primeiro lugar no ranking de gatos mais populares da Cat Fancier´s Association (CFA). Assim, o Exótico, desde 2014, ocupa o lugar do Persa como o felino mais popular dos Estados Unidos (confira reportagem sobre popularidade desse felino na edição 431 da Cães & Cia).  
 
À primeira vista, muitos podem confundi-lo com um Persa devido ao rosto achatado e seu famoso nariz de botão. Quem conhece bem as duas raças sabe que essas semelhanças têm um porquê, mas mesmo com certas afinidades, as duas linhagens são distintas e reconhecidas separadamente.  
 
A criação do Exótico teve início em 1960 como forma de estabelecer um gato de origem americana que tivesse, ao mesmo tempo, aspectos comportamentais do Persa, mas com a pelagem curta e de fácil cuidado diário. Para isso, foi preciso cruzar Persas com algumas raças de pelo curto como American e British Shorthair. O resultado foi um gato com casaco curto, porém denso, que dá a sensação de pelúcia ao toque.  

Saiba mais adquirindo a edição 456 da revista Cães & Cia.

https://www.editoratopco.com.br/loja/caes-e-cia/categoria