Música auxilia cães e gatos em exames de saúde

Imagine ouvir uma trilha com música clássica relaxante ao fazer um eletrocardiograma. A veterinária Luciane Martins, cardiologista da rede Petz, de São Paulo, foi além.

 

Há algum tempo, ela aplica a técnica em cães e gatos durante a realização de eletrocardiogramas. O resultado tem agradado. “Tanto o animal quanto o tutor se acalmam, o que reduz a ansiedade de ambos e se reflete em melhor qualidade para o exame”, comenta.

Inspirada em estudos internacionais que avaliaram os benefícios da música para humanos e animais (os próprios cães de Luciane adoram ouvir violão), a veterinária já observou o resultado em mais de 100 cães e gatos.

 

“Converso antes com o tutor do animal e, se ele for receptivo à ideia, coloco o som”, explica. Composições relaxantes do renomado compositor italiano Vivaldi (1678-1741) fazem parte do repertório. “As músicas são escolhidas pelo poder que têm de tranquilizar”, explica a cardiologista.

Pesquisas como a conduzida pelo engenheiro de psicoacústica Joshua Leeds, mostram que, assim como a música calma relaxa os animais, a agitada os deixa mais acelerados. Esse aumento no ritmo também pode ser benéfico. É o caso dos animais idosos, quando se deseja estimulá-los a se movimentarem.