Fazer necessidades no lugar certo

Cão desobediente

Pergunta: Não estou conseguindo que meu Pinscher de 3 meses, o Pingo, faça suas necessidades em um lugar só. Testei jornal, mas ele rasga e não faz xixi nele. O que posso tentar?

Resposta:

Olá, Eliana! Ensinar o Pingo a fazer as necessidades no local correto é fácil, mas requer tempo e atenção. Implemente uma rotina de atividades físicas variadas para ir diminuindo, aos poucos, o interesse dele pelas folhas de jornal (é provável que as rasga para gastar energia).

Brinque de bolinha com ele, treine comandos de obediência e faça enriquecimento ambiental com alguns ossinhos e brinquedos espalhados pela casa. Para que ele goste cada vez mais desses objetos, estimule-o no início brincando com ele. E, quando ele pegar o brinquedo ou o osso por conta própria, faça festa para que associe o gesto com ganhar sua atenção. Por outro lado, se ele tentar rasgar o jornal, afaste-o delicadamente sem dizer nada.

Em paralelo, para o Pingo aprender a fazer as necessidades no local correto, leve-o até o jornal várias vezes por dia nos momentos em que ele costuma se aliviar. Geralmente, isso acontece após as refeições, ao acordar e depois das brincadeiras. Fique com ele por alguns minutos perto do jornal, sem colocá-lo em cima, para ele não “travar”.

Normalmente, ele irá para cima das folhas para se aliviar. Se ele fizer certo, elogie-o bastante e dê um petisco – queremos que valha a pena para ele interromper o que estiver fazendo e ir até o jornal se aliviar. E, se ele não fizer, volte com ele mais tarde.

Lembre-se que o jornal deve ficar longe de onde Pingo come e dorme, pois os cães não costumam evacuar perto desses locais. Durante o aprendizado, Pingo só poderá circular livremente se houver alguém para supervisioná-lo e acompanhá-lo até as folhas de jornal. Nas demais ocasiões, é importante que ele fique em um lugar que sempre acerte. Você poderia deixá-lo em uma área de serviço, por exemplo, com bastante jornal. Assim, quando ele estiver apertado, o banheirinho estará ali ao lado.

Durante a fase de aprendizagem, deixe algumas folhas de jornal no cômodo onde vocês estão, pois, na maioria das vezes, filhotes não conseguem se segurar até chegar ao banheirinho mais distante. É muito importante não brigar com o cão caso erre. Se ele ficar com medo de levar bronca, poderá passar a fazer escondido de você. Eliana, se os passos forem seguidos, logo o Pingo estará craque no quesito xixi e cocô no local adequado.

Fabiana Mazzola, adestradora da Tudo de Cão, em São Paulo.
Veterinário: Consultóres Técnicos
Data: 2016-01-20