Pesquisa diz que olfato humano é tão poderoso quanto o dos cães

Uma publicação da revista científica Science sugere ser um mito a crença de que o olfato de humanos é muito inferior ao de outros mamíferos, como os cães.

Segundo o estudo feito pelo neurologista John McGann, da Universidade de Rutgers, de Nova Jersey, Estados Unidos, humanos têm a capacidade de detectar um trilhão de odores, não 10.000 mil como se pensava.

O pesquisador, que tem estudado o sistema olfativo de humanos há 14 anos, passou parte do ano passado revendo conceitos que apontavam que a menor eficiência dos humanos em sentir odores estava ligada ao tamanho de sua bulba olfativa, considerada menor que a de cães e outros bons farejadores, como ratos.

Descobriu que nossa bulba possui quantidade de neurônios muito similar à deles e o tamanho dela não é determinante para melhorar a capacidade olfativa de uma espécie. “Em alguns odores somos até mais eficientes que cães, como o de um bom vinho, mas em rastrear urina cães possivelmente são melhores”, aponta John.

“Somos capazes de rastrear trilhas e nosso comportamento afetivo é influenciado por nossa sensibilidade olfativa”, acrescenta. “Existe a crença de que para ser uma pessoa racional, você não pode ser dominado por sensações olfativas”, explica.