Raças para apartamento

Pergunta: Quais raças são boas para apartamento? O Staffordshire Bull Terrier se adapta bem?

Resposta:

Kleber, todo cão precisa ser atendido em pelo menos quatro necessidades básicas: receber alimentação de qualidade, praticar atividade física, ter ocupação mental e fazer contatos sociais.

Ração de qualidade é boa alimentação assim como alimentos naturais preparados conforme as necessidades caninas (e não restos de comida humana). É importante servir as refeições em horários pré-determinados. Nesse momento prazeroso para o cão, convém treinar obediência com ele, fazer enriquecimento ambiental e brincar.

Com passeios, corridas e sessões de brincadeiras, como arremesso de bolinha e frisbee, consegue-se suprir a necessidade de atividade física do cão e proporcionar ocupação mental para ele. Estimulá-lo mentalmente desde filhote com treino de comandos de obediência, truques e enriquecimento ambiental o estimulará a enxergar o mundo de outra maneira.

Quanto mais o cão aprender e vivenciar, melhor será a comunicação entre nós e ele e mais rapidamente aprenderá novas coisas. É o que acontece quando uma pessoa teve excelente educação desde pequena e passa a vida aplicando os conhecimentos adquiridos.

Sociais por natureza, os cães precisam se relacionar com o mundo e não apenas com a família com a qual convivem. Isso significa contato com pessoas, outros cães, animais e ambientes. Ir à creche e fazer passeios diários a todo tipo de lugar permitido são excelentes maneiras de sociabilização.

O que muda de raça para raça é a dedicação necessária para atender às várias necessidades. Cães pequenos e de companhia normalmente exigem menos de cada atividade. Já as desenvolvidas para o pastoreio, como o Border Collie, exigem mais.

O Staffordshire Bull Terrier, mencionado por você, tem nível de energia de médio para alto. Isso significa que será preciso dispor de tempo para suprir as necessidades dele de atividade física e de ocupação mental. Avalie se, na sua rotina, você conseguirá proporcionar cerca de uma hora por dia de atividades e distrações ao cão. Com as quatro necessidades básicas supridas, certamente o animal será feliz e saudável.

Rodrigo Weiss, adestrador da Tudo de Cão, de São Paulo.
Veterinário: Consultóres Técnicos
Data: 2016-01-20