Quanto um filme de cachorro pode influenciar na popularidade canina?

Somente no American Kennel Club (AKC), os 10 mais influentes filmes de cachorro que usaram os animais no papel principal teriam ajudado a vender, em 10 anos, mais de 800 mil filhotes com pedigree das raças por eles divulgadas (o impacto perdura bastante por motivos como pessoas ainda estarem comprando o próximo cão, locação de vídeos etc).

A influência dos filmes, porém, veio caindo. Conclusões como essas estão no estudo publicado em setembro na revista científica Plos One, por estudiosos da Western Carolina University e do Brooklyn College, nos Estados Unidos, e da University of Bristol, do Reino Unido.

Foram avaliados 29 filmes, que deram destaque a 36 raças de cachorro e que preencheram os seguintes requisitos: ter pelo menos um cão em destaque com atuação positiva e de raça com histórico de registros no AKC, desde que, nos 20 anos anteriores, a raça não tenha sido posta em evidência por outro filme.

Esse detalhe permitiu fazer comparações como esta, do filme The incredible journey (A incrível jornada, Walt Disney, 1963): nos 10 anos anteriores ao lançamento, os registros de Labrador cresceram em média 452 cães por ano e, nos 10 seguintes, 2.223 cães por ano. A diferença indicaria a influência do filme nos números.

Link para o estudo: goo.gl/dqh6JO