Queria saber de qual cruza vem o cachorro que meu marido e eu adotamos. É um animal dócil até com estranhos e com outros cães, mas não gosta muito de gatos.

Cara Marciele, o cão da foto tem características de mestiçagem com cães pastores, aqueles do 1º grupo da Federação Cinológica Internacional. Entre eles estão o Collie, o Border Collie e o Ovelheiro Gaúcho (raça brasileira em vias de reconhecimento).

Observa-se que o seu cão tem porte mediano e conformação física indicada para trabalhos moderados em intensidade e de longa duração, nem muito velozes e nem muito pesados. Esses são indicativos de cão de trabalho com gado ou ovelhas. Outras pistas que reforçam a avaliação são as orelhas (eretas ou semieretas indicam necessidade de prestar atenção no rebanho), a expressão alerta, o tipo denso e franjado de pelagem, bem como o crânio quase plano e largo. Além disso, o temperamento dócil com gente e outros cães é mais um ponto em comum com os cães pastores. 

A partir dos dados que nos enviou, essa é a avaliação que dá para ser feita. É claro que, como os ancestrais desse cão são desconhecidos, nunca poderemos ter certeza da verdade.

 

 

Mauro Anselmo Alves, juiz de todas as raças pela CBKC-FCI e médico-veterinário, de São Paulo.