Tenho dúvidas sobre o filhote de Pinscher

Foto: Kabul’s Alenberg Gilda/ Marcelo Henrique Costa e Silva/ Bruno Sant’ana

Pergunta: Tenho um filhote de Pinscher com quase três meses, cujas orelhas ficam sempre abaixadas. Gostaria de saber se é normal que elas não tenham se levantado até agora ou se há algo errado.

Resposta: Larissa, há algumas possibilidades para as orelhas do Pinscher. Duas delas são aceitas pelo padrão oficial. Uma é serem completamente eretas (veja foto com orelhas erguidas), a mais vista nas exposições brasileiras. Apesar de os veterinários estarem proibidos de fazer cirurgia estética de orelhas, há exemplares da raça que as levantam por completo sem qualquer cirurgia. Mesmo assim, pais com orelhas eretas podem gerar filhotes com orelhas dobradas.

Orelhas parcialmente eretas

A segunda possibilidade, também aceita oficialmente, é a das orelhas parcialmente eretas, com a parte superior dobrada para frente em forma de “V”. Nesse caso, a dobra da orelha não deve estar acima da linha do crânio (veja foto com a dobra). A ereção das orelhas, tanto completa quanto parcial, costuma acontecer até os dois meses de vida, às vezes antes disso.

Orelhas caídas
Há, ainda, a possibilidade de as orelhas serem completamente caídas, rentes à face, pouco comum e menos procurada. É bastante frequente ver Pinschers com uma das orelhas mais caída que a outra. Em exposições, isso causa perda de pontos, mas em cães de estimação o detalhe é até charmoso.

Para ajudar o processo natural de ereção das orelhas, logo após o desmame pode-se mantê-las erguidas com talas de madeira, como os palitos de picolé. Os fatores genéticos e a insuficiência de cálcio são determinantes para que as orelhas do Pinscher não subam. Mas, lembre-se: independentemente de como elas são, o seu amigo merece muito amor, o que será amplamente retribuído por ele.

 

Eduardo Marinho, do Canil Dúlupus, é criador de Pinscher Miniatura e Shih Tzu.
Celular e WhatsApp: (19) 99192-6087
Veterinário: Consultores Técnicos
Data: 2016-01-20