Câncer em cão

Pergunta: Tenho um Pit Bull de 4 anos (foto) que nunca cruzou e as pessoas me falam que se ele não acasalar desenvolverá câncer. Isso é verdadeiro?

Resposta:
Prezado Willian, essa afirmação é um mito que, infelizmente, está amplamente difundido.

Não há indícios de que os cães que ficam sem cruzar desenvolvam câncer. O que se sabe é que em cadelas a castração reduz a incidência de câncer de mama, ovário e útero, e, em machos, diminui a ocorrência de neoplasias de células hepatóides, um tumor que é visto ao redor do ânus.

Hoje em dia, colocar filhotes no mundo é um ato de grande responsabilidade. É preciso dar a eles todo cuidado que merecem. Além disso, os cães machos adultos têm comportamentos como demarcação territorial e o hábito de seguir fêmeas no cio, principalmente na rua, o que pode acabar gerando situações estressantes para seus tutores. Por motivos como esses, muita gente está preferindo castrar seus cães.

Se você optar por cruzar o Pit Bull, fique atento à saúde da fêmea, pois há doenças que são transmitidas sexualmente. Parabéns pela sua pergunta e por buscar conhecimento especializado.

Andrigo Barboza De Nardi
Professor de Oncologia e Cirurgia de Cães e Gatos na Unesp, Campus de Jaboticabal

Veterinário: Médico Veterinário
Data: 2016-08-04