Tetra Imperador: pequenina obra de arte

Esta obra de arte da natureza, que nos aquários dificilmente passa de três dedos de comprimento (seis centímetros), chama a atenção pela elegância de seu colorido.

Os olhos azuis esverdeados, em tons fortes e brilhantes; a faixa lateral cinza escuro que pode ir da boca até o ponto mais extremo da cauda e o elegante delineamento das nadadeiras amareladas são destaques da espécie. Mas há, ainda, em muitos exemplares, a faixa esbranquiçada que cobre o ventre, contrastando com a escura faixa principal e, logo acima dela, o brilho de mais uma faixa com fortes tons azuis-esverdeados metálicos.

O restante do corpo, conforme a incidência da luz e as características individuais, replica as cores do arco-íris, com nuances que vão do violeta ao azul e verde, em diferentes proporções e tonalidades.

Pertencente à grande família dos caracídeos (Characidae), o Tetra Imperador (Nematobrycon palmeri) é nativo da Colômbia, principalmente dos rios Atrato e San Juan, onde vive nas camadas inferiores da água. Os machos são territoriais apenas com outros machos da espécie, batalhando pelo topo da hierarquia (daí o nome Imperador). A espécie é, portanto, pacífica com os demais peixes e adapta-se perfeitamente aos aquários comunitários.